MUSEALOGAR É PRECISO...


A ideia de criar este blog surgiu quando me solicitaram alguns dos artigos que havia publicado sobre as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em História Social/UFU. Hoje, com as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Curso de Museologia da UFG, em Goiânia, o objetivo se ampliou. Musealogar é preciso... é um instrumento que favorece a troca de conhecimentos e procura contribuir para o estabelecimento de um diálogo franco entre aqueles que se interessam por temáticas como museologia social, história social, educação museal e Políticas Públicas Culturais.


Que os nossos amigos sejam sempre bem vindos!



Quem sou eu

Minha foto
Prata, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brazil
Ivanilda Junqueira é pratense, doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia e professora do Curso de Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais / UFG, Goiânia/GO.

Seguidores


MUSEU PEDRO LUDOVICO - GOIÂNIA/GO 

 “Uma casa que virou história” O Museu Pedro Ludovico apresenta-se na história arquitetônica de Goiânia, e principalmente, na memória de sua construção e fundação, como um grande marco da modernidade anunciada e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital. A construção em art déco foi realizada entre 1934/37, mediante a execução do projeto de Atílio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do Estado de Goiás. O Museu apresenta um acervo diversificado que nos remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira. Em 1987, o então governador do Estado, Onofre Quinan, autorizou a compra da casa, que custou 17 milhões de cruzados, em três parcelas. A Lei nº 8690, de 25 de setembro de 1979, autorizou o governo a implantar o Museu Pedro Ludovico, cuja criação se deu pelo Decreto nº 2.712, de 18 de maio de 1987.http://www.museupedroludovico.go.gov.br/post/ver/152050/o-museu